Resolvi dedicar um texto às laranjas pela sua importância nutricional, pelo seu sabor único e entre outros factores para prestar homenagem a alguém especial que conheci e que me tem apoiado nesta odisseia bloguista.
Ainda estou no meio do texto mas muito em breve irei publica-lo. Entretanto não se esqueçam de comer muitas laranjas!
A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.
O sabor da laranja varia do doce ao ácido. Frequentemente é comida ao natural, ou espremida para obter sumo. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada.
A laranja doce foi trazida da China para a Europa no sec XVI pelos portugueses. É por esta razão que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos.
Na segunda metade do século XIX descobriu-se na Bahia, Brasil, uma laranja que era mais doce, sumarenta e agradável à vista, sem caroços e com um umbigo no extremo oposto ao pedúnculo. Foi levada para os Estados Unidos da América, onde se converteu, anos mais tarde, na rainha das laranjas, a variedade conhecida como Washington Navel.
Os principais países produtores da laranja são o Brasil, os Estados Unidos (reunindo estes dois países mais de 50% da produção mundial), Espanha, Itália, México, Índia, Israel, Argentina e China.
A laranja é um fruto com imenso protagonismo na gastronomia, dado que se emprega nas diferentes cozinhas internacionais para acompanhar os mais diversos pratos, sejam eles doces, salgados ou até molhos.
Da sua composição nutricional, destaca-se o seu escasso valor energético, graças ao seu elevado conteúdo em água e à riqueza em vitamina C, ácido fólico e minerais como potássio, magnésio e cálcio. Contém quantidades apreciáveis de betacaroteno que é responsável pela sua coloração típica e conhecido pelas suas propriedades antioxidantes. Uma laranja mediana ou um copo de sumo cobrem praticamente 100% das recomendações diárias de vitamina C, que são de 60 miligramas para uma pessoa adulta, sendo um óptimo alimento para prevenção de constipações.
Minha laranja amarga e doce
Meu poema
feito de gomos de saudade
minha pena
pesada e leve
secreta e pura
minha passagem para o breve
instante da loucura.
José Carlos Ary dos Santos
É isso estou a gostar de ver......
ResponderEliminarEsse post é dedicado a mim...:)