quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Austrália, Viagem de Sonho

Desde muito novo que adoro viajar, um dos países que mais tinha vontade de conhecer era a Austrália, e depois de falar com tantos amigos meus do Brasil que já lá tinham estado com mais vontade ainda fiquei, e o inevitável acabou por acontecer…
Enquanto ainda morava no Brasil, comecei a organizar-me financeira e psicologicamente para encarar mais este desafio assim como delinear as estratégias que fizessem esse sonho ser cada vez mais real.
Voltei para Portugal durante 1 ano, mas já com as minhas ideias mais ou menos definidas, mas com objectivos bem claros de trabalhar bastante, aprender ainda mais e juntar o que precisava para então partir. Durante este tempo tive o privilégio de conhecer e trabalhar com algumas pessoas fantásticas e que me fizeram mudar um pouco a minha ideia anterior do que era a gastronomia em Portugal.
Fiz bastantes pesquisas, falei com outras tantas pessoas, e em Setembro de 2009 mudei me então para a Gold Coast. A Gold Coast é uma espécie de estância de verão que recebe muitos turistas, não só estrangeiros mas também muitos australianos, e como o verão estava quase a começar achei que seria o local mais apropriado para encontrar trabalho.
Ao chegar e depois de uma viagem que mais parecia nunca ter fim, passei 3 dias a recuperar e a tentar ambientar-me e logo comecei a procurar trabalho.
Encontrei logo trabalho e logo me fui tentando familiarizar com todos aqueles novos vocabulários, diferentes sotaques e culturas que me rodeavam e comecei a fazer o que me tinha levado para la em primeiro lugar, e bastava olhar a minha volta para saber que estava no lugar certo, ao meu lado tinha 2 Neo Zelandeses, 1 Inglês, 1 italiano, 2 franceses ambos Chef e sub Chef, e apenas 1 australiano. Aqui fiquei durante 3 meses e em seguida resolvi mudar me para um restaurante italiano, onde tive que me voltar a ambientar tal como impor algums dos meus métodos, visto que desta vez já tinha mais responsabilidades e que era o responsável da cozinha durante os pequenos-almoços e almoços. Aqui alem de toda a mistura de pessoas, trabalhavam também 3 cozinheiros da Malásia, do Japão e da indonésia, que durante momentos menos movimentados (que eram muito poucos por sinal) me foram ensinando algumas palavras mas principalmente algumas receitas e sabores que segundo eles e as suas culturas são segredos que as vezes não passam nem de pais para filhos.
A experiência de vida foi óptima…. em breve irei partilhar convosco a experiência gastronómica…. Até já!

1 comentário:

  1. Obrigada por partilhares com a blogosfera a tua experiência na Austrália, que parece ter sido uma aventura fantástica a nível pessoal e profissional! ficamos aguardar as dicas a nível gastronómico!

    ResponderEliminar